Regional | Conheça Cantagalo | Prefeitura Municipal | Câmara Municipal | Paróquia Imaculada Conceição | Rotary Club | Cantagalo FM | Empresas | Utilidade Pública | Previsão do Tempo | Notícias | Anúncios | Eventos | Aniversariantes | Instituições Públicas | Empreendedores | Sites de Cantagalo | Atendimento | Veículos
Rotary Club de Cantagalo | Rotarianos | História | Rotaract | Interact | Sites e Blogs Rotários
 

Lema desse Ano Rotário:
"Conheça a Si Mesmo Para Envolver a Humanidade"
Os lemas oficiais do Rotary são:
"Dar de Si Antes de Pensar em Si" (Lema Principal)
"Mais se Beneficia Quem Melhor Serve"

Rotary Club Cantagalo
Reuniões: Quarta-feira 20h00min.
Fundação: 17/12/1981
Presidente 2011/2012: Leandro Felisiak
Clube Padrinho: Rotary Club Laranjeiras do Sul
 


Membros do Rotary Club Cantagalo:

Alcides Grein
Alexandre Alves Costa
Antonio Carlos Bona
Edson Luiz de Mello
Eliane N Esquisati
Elso Bertolla
Ernesto Giacomin
Franciele M. S. Felisiak
Geronimo Drabeski
Isa Bona
Leandro Felisiak
Luzia Bucco Coelho
Marcio José Jak
Marinês Fritz
Marlon Costa
Nivaldo de Oliveira Lima
Rodrigo Recalcatti
Télcio Fritz
Terezinha do Belém Padilha Santos
Valdir Baltokoski
Vilmar de Camargo Rott
Wilson Lemos dos Santos

Como se tornar rotariano

O que é o Rotary?

O Rotary International é uma associação mundial de mais de 33.000 Rotary Clubs espalhados em cerca de 200 países e regiões geográficas. Os associados de tais clubes são chamados rotarianos e integram uma rede global de cerca de 1,2 milhão de líderes profissionais e empresariais, que dedicam tempo e conhecimentos a serviço de suas comunidades e do mundo. Os Rotary Clubs, por sua vez, integram a associação mundial chamada Rotary International. 

Como posso tornar-me rotariano?

O candidato deve ser apadrinhado ou indicado para afiliação, mas caso esteja interessado em ingressar em um Rotary Club, envie o Formulário para Associado em Potencial, que será encaminhado aos líderes rotários de sua região. Se preferir, consulte a ferramenta de localização de Rotary Clubs para encontrar clubes em sua região e contatá-los diretamente.

É comum convidar a pessoa interessada em ingressar no Rotary para uma reunião do clube. Nesses casos, o rotariano padrinho envia o nome do candidato à Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo.

Saiba mais sobre como se tornar rotariano e as responsabilidades dos associados.

O ingresso em um Rotary Club só é possível por convite.

O que é preciso para ser associado?

Associados em potencial devem:

  • Exercer ou ter exercido cargo profissional, executivo, gerencial ou de liderança na comunidade
  • Ter demonstrado compromisso pessoal com o servir
  • Poder comparecer às reuniões semanais ou atender aos requisitos de participação em projetos comunitários
  • Residir ou trabalhar próximo ao clube

Quais são as responsabilidades dos rotarianos?

Os rotarianos devem comparecer a reuniões semanais, pagar cotas anuais ao clube, ao distrito e ao Rotary International, além de participar de atividades e projetos. Os clubes incentivam os associados a buscar papéis de liderança.

Quais são os requisitos de frequência a reuniões?

É preciso comparecer a pelo menos 50% das reuniões para manter a condição de associado representativo. Se não puder comparecer, é possível recuperar a frequência no período de 14 dias antes e 14 dias depois da reunião. Há inclusive opções para associados que tenham a agenda cheia.

Para mais informações sobre frequência, leia o Artigo 9 dos Estatutos Prescritos para o Rotary Club.

Qual o valor da cota a ser paga?

Atualmente, o valor da cota per capita a ser paga ao Rotary International é US$25 por semestre.

O valor das taxas dos clubes varia; portanto, informe-se junto ao clube em que deseja ingressar. Leia mais sobre cotas

 

Qual a idade mínima para entrar para o Rotary?

Não há idade mínima para ingressar no Rotary, porém, a pessoa tem que estar estabelecida profissionalmente e dispor de tempo e recursos financeiros para cobrir taxas e outras despesas. Caso esteja interessado em ingressar em um Rotary Club, informe-se sobre os requisitos.

Estudantes universitários podem tornar-se rotarianos?

Não. Os rotarianos trazem bagagem profissional ao clube, e estudantes não têm a experiência necessária para tornar-se associados. Estudantes em nível universitário e jovens podem, contudo, ingressar em Rotaract Club.

Alunos de ensino secundário podem participar?

Sim. Através do Interact, um programa para adolescentes de 12 a 18 anos, eles participam de atividades divertidas e educativas, desenvolvem suas habilidades de liderança e fazem novos amigos.

Onde há um clube em minha região?

Use a ferramenta de localização de Rotary Clubs para encontrar clubes em sua região, por cidade ou número de distrito.

O que é um Rotary E-club?

E-clubs são Rotary Clubs que fazem suas reuniões on-line. Como todos os Rotary Clubs, os e-clubs se reúnem semanalmente, implementam projetos locais e internacionais, apoiam a Fundação Rotária e desfrutam de companheirismo. A maior diferença é que um e-club conduz suas reuniões através de um website, que pode ser acessado a qualquer hora da semana. Esta flexibilidade oferece aos associados com agendas lotadas, deficiências físicas ou que estejam viajando a oportunidade de fazer parte do Rotary. Além disso, os Rotary E-clubs oferecem a todos os rotarianos a oportunidade de recuperar a frequência via internet. 

Sou rotariano
 

Como posso organizar um novo clube?

Antes de começar a organizar um novo clube, use a ferramenta de localização de Rotary Clubs para saber se já existem clubes em sua região. Caso não haja nenhum, entre em contato com o governador do distrito (você poderá obter dados de contato junto ao representante CDS). Caso seja possível criar um novo clube, o governador tomará as providências.

Saiba mais sobre a organização de novos clubes.

Como posso tornar-me associado representativo sênior?

A classificação de associado representativo sênior não mais existe no Rotary. Desde o Conselho de Legislação de 2001, existem apenas duas categorias de associado: representativo e honorário. Os rotarianos aposentados poderão manter sua classificação, pois não são considerados na contagem de associados de cada categoria.

Como posso recomendar alguém para ingressar em outro clube?

Se você for associado representativo do Rotary, estiver em dia com suas obrigações e conhecer alguém que seria um bom candidato a ingressar no Rotary, preencha o Formulário para Proposta de Adesão.

Estou de mudança. Como posso transferir minha afiliação?

Os rotarianos devem buscar afiliar-se a novo clube após mudança de endereço. Mas, como os clubes são entidades autônomas, não é possível transferir a afiliação. Ao ser aceito no novo clube, cancele sua afiliação ao clube antigo no mesmo dia, mas retenha seu número de associado para que seu histórico seja preservado.

Caso esteja se mudando para uma localidade a mais de 30 quilômetros de seu endereço atual, preencha o Formulário de Notificação de Mudança de Rotariano (em inglês)  ou peça ao secretário do clube que envie um Formulário para Proposta de Adesão.

Leia os dispositivos do Artigo 12, Seção 2(a)(1) dos Estatutos Prescritos para o Rotary Club referentes a licenças especiais.

Presidentes e secretários de clube: Não preencher o formulário Alteração de Dados do Quadro Associativo para um associado que esteja se afiliando a novo clube, use o mesmo número de associado para que seu histórico não se perca e para que não haja duplicação de registros.

Lembre-se de que a afiliação ao Rotary só é possível através de convite. Os clubes não são obrigados a aceitar novos associados.

 

© 2010 - Sistelbra Informações na Internet